Purgadores

Purgadores são válvulas automáticas que abrem para descarregar o ar e o condensado, e se fecham na presença de vapor. Todos os purgadores são projetados para eliminar o condensado sem perder vapor. De qualquer forma, o condensado é eliminado de diferentes maneiras e a diferentes condições de pressão e temperatura, dependendo do método de operação de cada purgador.

É muito importante selecionar o purgador cujas características de operação atendam plenamente as condições do sistema.

Tenha a certeza de que o purgador esteja corretamente instalado, de acordo com as marcações no corpo ou instruções de instalação. Sempre instale o purgador abaixo da linha de condensado, isto ira assegurar que não teremos acumulo de condensado.

Sempre instale os purgadores o mais próximo do ponto de drenagem ou estes poderão travar devido a presença de vapor preso. Utilize sempre drenagens individuais nos equipamentos, a drenagem coletiva resulta em queda de produtividade.

O vapor deve ser seco, livre de ar e estar na correta pressão que atenda ao processo. Vapor úmido pode ser gerado devido a sobrecarga da caldeira, ausência de isolamento dos equipamentos e tubulações, drenagem incorreta ou tratamento químico incorreto. As linhas de vapor devem ser corretamente dimensionadas para permitir vazões tanto em start-up ou regime de processo. Sujeira, golpes de aríete e intempéries podem dificultar a operação do purgador.

A Service Valve terá o prazer em ajudá-lo a dimensionar e fazer a correta instalação de purgadores, separadores de umidade, filtros, válvulas e todos os demais componentes que fazem parte de um excelente sistema de vapor.

Selecione ao lado um tipo de purgador para maiores informações.